Hackeando a Licença de Extensões Comerciais para Testes em Localhost

Se você está trabalhando para um cliente por algum tempo existe uma grande probabilidade de você precisar instalar uma extensão com licença comercial. Ou talvez o dono da loja e você compraram uma extensão específica, mas agora você precisa testa-la em seu ambiente local antes de você fazer o deploy para a loja de produção.

Neste pequeno post eu lhe darei uma idéia de o que você pode fazer para “fazer funcionar” em seu ambiente local no caso de você ter uma licença válida para a extensão e a mesma não funcionar em seu projeto local. Caso esteja interessado em como você pode burlar o sistema continue lendo.

Você comprou uma extensão e definiu os domínios da licença como http://www.example.com e example.com. Provavelmente você precisará fornecer seu endereço de IP Externo para seus domínios.

Em caso de você ter o endereço IP incluso na licença, o PHP tem uma variável global $_SERVER, caso você olhe o manual do PHP você verá:

[php]
$_SERVER[‘SERVER_ADDR’] ‘The IP address of the server under which the current script is executing.’
[/php]

Como você já deve saber você pode alterar o valor desta variável.

Agora abra o seu arquivo index.php e adicione a seguinte linha:

[php]
$_SERVER[‘SERVER_ADDR’] = ‘1.2.3.4’;
[/php]

Algum lugar antes de Mage::run()… você modificará seu ip local para 1.2.3.4. Salve as alterações em index.php.

Estamos quase lá. O próximo passo é apontar o domínio http://www.example.com para o root de seu projeto Magento local (127.0.0.1). Você pode deixar o example.com apontar para o servidor na web dessa forma você não perde o ping imediatamente.

Se você habilitar sua extensão localmente você verá tudo regularmente. Agora, após testa-lo com sucesso, você pode fazer o deploy de sua extensão para o site em produção sem temer que o site saia do ar.

Você precisa ler a licença para certificar-se de que você pode utilizar este hack…

Espero que este post o ajude em seus testes.

Até a póxima!

Tiago Sampaio

Leave a comment