Tiago Sampaio

Tiago SampaioOlá, meu nome é Tiago Sampaio e tomei a liberdade de falar um pouco sobre mim nesta página.

Sou um Magento Certified Developer Plus (desenvolvedor plus certificado pela Magento) e trabalho com Magento desde 2009. Para chegar aonde estou precisei ter um pouco de persistência, visto que aprender a desenvolver em Magento Commerce não é tão simples assim. Existe uma curva de aprendizagem muito longa e portanto levei algum tempo para obter um bom conhecimento nessa grandiosa plataforma. Para quem interessar, logo abaixo descrevo um pouco de minha história.

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Fernão Dias, CEO, fundador e atual proprietário da Os Studios, já atuei em empresas como Tech Data Corporation, Itaiquara Alimentos, VirtualBiz,  Shoes4you e atualmente na e-Smart, empresa especializada em desenvolvimento de projetos em Magento Commerce. Devido minha paixão pelo mundo de tecnologia e desenvolvimento de softwares comecei nessa carreira como freelancer, criando pequenas páginas web e aprimorando meus conhecimentos conforme o tempo passava.

Meu primeiro desafio realmente grande foi em uma época em que eu não sabia nem o que era uma página HTML, época esta em que eu me encontrava loucamente angustiado em busca de um tema para o meu trabalho de conclusão de curso, o tão conhecido TCC…

Vocês podem não acreditar, mas eu tive a audácia de propor para um amigo meu de criar uma loja virtual para ele em troca de um estudo de caso para meu trabalho, afinal faltava apenas 1 ano para que eu tivesse que enfrentar a bancada de professores e eu precisava ser rápido. Quando ele me disse que aceitava a proposta e estava ansioso para ver este projeto funcionando foi que me caiu a ficha: eu não sabia nada deste mundo web… nem HTML, nem CSS, nem JavaScript, enfim, estava realmente ferrado.

Logo no próximo final de semana fui à livraria mais próxima procurar por algum sinal divino, alguma luz, pois já havia me comprometido a criar uma loja virtual de verdade e não poderia voltar atrás, e então eu o encontrei: o livro que eu precisava! A salvação da minha existência! Um livro de e-commerce com… ASP e HTML. É, isso mesmo, minha primeira loja virtual eu tive que desenvolver inteirinha na mão em ASP + HTML, criando página por página, linha por linha. Foi um trabalho muito difícil, pois eu estava me aventurando pela primeira vez neste mundo, mas com garra, após muito quebrar a cabeça e, 4 meses depois, com muitos fios de cabelo perdidos… Lá estava o protótipo do meu projeto!! Tinha ficado inacreditável, tinha ficado… uma verdadeira bosta.

Dava vários problemas, vários bugs que minha falta de experiência e conhecimento quase (eu disse quase) me fizeram desistir de vez e tentar fazer mais um trabalho como qualquer outro. Com muito esforço consegui corrigir muitos dos bugs a ponto de conseguir apresentar como uma loja virtual que acabou convencendo os professores da banca (ufa! Ao menos meu trabalho não foi em vão).

Hoje eu penso: e se eu tive conhecido o Magento nesta época? O que teria acontecido? Primeiro que eu teria mais cabelo e também posso garantir que a qualidade de meu trabalho teria saído muito melhor. Passaria de 4 meses de trabalho duro por uma aplicação básica para 1 mês de trabalho mais leve e para um projeto muito mais elaborado!

É para isso que o Magento foi criado. Para ajudar equipes a desenvolver mais rápido e melhor. Para ajudar empresas a terem mais rápido seu projeto de e-commerce. O Magento é uma das melhores plataformas de comércio eletrônico do mundo atualmente e possui um grande poder e vantagem perante seus concorrentes. Nem preciso dizer os motivos que levaram a veterana e gigante eBay comprar o Magento. Venho me especializando nesta plataforma desde que a conheci, logo após me formar na faculdade. Confesso que até hoje aprendo muito, mas hoje tenho a plena certeza que o Magento veio para revolucionar o mercado OpenSource. Afinal, por que esta plataforma está conquistando tantos profissionais e empresas ao redor do mundo? Esta resposta eu ainda não elaborei, mas acredito tanto nesta plataforma que resolvi criar minha própria empresa de desenvolvimento especializado em Magento Commerce: a Os Studios. Sou fundador da Os Studios e meu objetivo é fazer com que cada vez mais as empresas e futuros empreendedores utilizem esta magnífica plataforma para seus projetos de e-commerce, desde o mais simples até o mais complexo.

Foi por este e por outros motivos que fui incentivado a criar este blog com conteúdo do meu cotidiano. Neste blog você encontrará várias dicas das mais básicas até as mais complexas para aprender, assim como eu, cada dia mais sobre Magento. Então, desejo á você uma boa leitura e espero que tenha bastante aproveitamento do conteúdo que encontrar por aqui.

Um grande abraço!

Tiago Sampaio

4 Comments

  1. Nobre Thiago, li linha por linha de sua apresentação “QUEM SOU”, amigo eu sou um entusiasta de tecnologia e tenho lido muito sobre plataformas e encontrei o Magento no meio do caminho, não conheço nada de programação e estou batendo cabeça para encontrar minha estrada, mas não DESISTO.
    Sou um empreendedor e atualmente moro nos Estados Unidos e tenho caminhado aos troncos e barrancos.
    Consegui montar e implantar o site da loja http://www.orange23.com sem conhecimento nenhum, comprando um template aqui uma extensão ali e ai vai… Lendo os artigos na internet e seguindo gurus como você.
    Sei que falta muito para ficar bom o site, mas vamos que vamos.
    Tenho muito chão pela frente e tenho fé, EU vou CONSEGUIR.
    Tenho 45 anos nascido no dia 23 de junho e sua publicação sobre sua certificação foi no dia 24 de junho, PARABÉNS.
    O mundo precisa de pessoas que não tem medo de ir a LUTA e sabe que somente com sacrifícios se consegue a tão desejada VITÓRIA.

    Me permita fazer uma citação sobre Napoleon Hill (Último parágrafo)

    “A luta pela vida nem sempre é vantajosa
    aos fortes nem aos espertos.
    Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória
    é aquele que crê plenamente
    Eu conseguirei!”

    PARABÉNS

  2. Tico Kamide Reply

    Você faz customização do Magento? Como você cobra? Já usamos o Magento há algum tempo, agora já sabemos o que realmente precisamos melhorar nele.

  3. Ola,

    Estou precisando de alguém pra nos ajudar no desenvolvimento da nossa Loja.

    Por favor me informe seu telefone ou entre em contato para podermos conversar.

    Att.

    Mariana

Leave A Reply

Navigate