Um Curso de Desenvolvimento Backend para Magento de Verdade!

Fala pessoal!
Espero que todos vocês estejam bem.

Temos um problema…

Nestes últimos meses estive bastante ocupado, envolvido e engajado em projetos muito bacanas de Magento, projetos os quais me deixam realmente satisfeitos em trabalhar como desenvolvedor Magento.

Entre os trancos e barrancos pelos quais nós passamos durante nossa vida profissional tenho reparado uma coisa no nosso mercado em Magento que me deixou um pouco intrigado. Nós temos muitos desenvolvedores bons no Brasil, inclusive, muitos amigos meus estão trabalhando fora do país, pois tiveram a oportunidade e foram qualificados o suficiente para isso. Porém, quando falamos em Magento, nosso mercado se restringe à muito poucas pessoas, e quando falo em poucas pessoas, não estou sendo nada extremista. Eu, pessoalmente falando, conheço por cima, 80% dos principais profissionais Magento do Brasil.

 

Isso é um pouco intrigante, pois vem diretamente ao contrário das oportunidades que surgem para esse mercado tão promissor e carente que temos. Isso mesmo, o mercado de Magento no Brasil está nas mãos de poucos profissionais e isso, pode ser um grande problema para a maturação do mercado e da plataforma aqui no nosso Brasil.

 

Sou parte de um dos maiores grupos de Magento do Brasil, o Magento Developers Brasil, com extremo orgulho é claro, e todos os dias eu percebo que muitos desenvolvedores têm dificuldades em lidar com o Magento, tanto na parte de frontend, quanto nas partes de backend e administrativa. Todos os dias tem gente colocando dúvidas no grupo de coisas simples que não requer tanta experiência para resolvê-las.

 

Foi por conta disso que eu comecei a pensar em uma forma de tentar mudar um pouco essa triste realidade pela qual muitos desenvolvedores passam: perdem várias brigas para o Magento em várias situações do cotidiano e vão pra casa tentar dormir com medo da briga que terá que enfrentar no dia seguinte.

 

Qual seria a forma mais eficaz de ajudar toda a comunidade a adquirir um conhecimento mais sólido em Magento e estar preparado para qualquer desafio baseado na plataforma? Qual seria o método mais fácil de um desenvolvedor aprender não apenas a fazer alterações em módulos de terceiros, mas sim criar seus próprios módulos, sabendo exatamente o que estão fazendo? Independente se precisarão alterar qualquer aspecto nativo do Magento, ou se terão que criar novos routers para fazer matching de URLs mais específicas, como ajudar esse meu colega desenvolvedor dormir mais tranquilamente durante a noite sem se preocupar com as “tretas” de amanhã?

Por que não criar um curso de verdade?

Depois de muito tempo pensando e conversando com amigos e colegas de trabalho entendi que um dos grandes motivos que fazem com que os desenvolvedores ainda sangrem, e muito, com a plataforma é a falta de um conteúdo sólido e de qualidade. Um conteúdo que pode trazer ao desenvolvedor um benefício que eu, por exemplo, não tive quando iniciei neste mercado. Um conteúdo profissionalizante que guiasse os desenvolvedores poro um caminho mais fácil de trilhar para aprender, em uma ordem correta, o que ele precisa aprender para criar seu primeiro módulo com qualidade e ficar extremamente satisfeito por isso.

 

Me perguntei, por que não criar um curso de desenvolvimento Magento? Mas este curso precisa ser um curso de verdade, sem firulas, sem frescuras, com um conteúdo de alta qualidade e que ensine muito mais do que apenas criar um módulo.

Aí o Antunes me pergunta:

— Mas, Tiago, qual o problema em criar módulos? Afinal, no final do curso eu não vou aprender a criar um módulo?
— Não existe problema algum em você aprender a criar um módulo para Magento, na realidade sim, este é o objetivo final, mas não o único que deve ser pautado. Criar um módulo para Magento envolve muitas outras coisas além de simples configuração ou a criação de um model e um controller.
— O que eu preciso entender além de criar módulos pra Magento?
— A criação de módulos é, na realidade, o produto final do seu trabalho. O que viria antes disso?
— Huuum… Antes eu teria que aprender todos os aspectos da criação de um módulo.
— Correto Antunes, mas você ainda não saiu da caixa. E se você precisasse criar um módulo de um novo checkout ou módulo de cache interno, o que aconteceria?
— Viiiish! Aí eu estava ferrado, pois não faço a mínima idéia de como começar um módulo desses.

 

É exatamente o problema do Antunes que eu quero resolver. Se você, que está lendo este artigo agora, precisasse criar um módulo de um novo checkout ou um módulo que criaria toda uma camada de cache de páginas inteiras com blocos dinâmicos no meio de cada no meio e que precisasse sem flexível o suficiente para os novos módulos que serão desenvolvidos no projeto, o que você faria?

 

Faça a si mesmo uma pergunta agora: você está totalmente preparado para um desafio desses tipos no Magento?

É isso aí! Um curso de backend pra você se tornar um desenvolvedor Magento de verdade!

Bom, se sua resposta acima foi não, você não precisa se preocupar, pois a ajuda está a caminho. Estou trabalhando em uma plataforma e um curso que vai te ajudar a resolver a maioria dos seus problemas em Magento devido a falta de conhecimento na plataforma. Independente se você é novato, ou já tem alguma experiência com Magento, você pode ficar por dentro das novidades e do andamento, tanto do curso quanto da plataforma, acessando o portal oficial do MagedIn University e se cadastrando em nossa newsletter. Só leva 2 minutos. Ah, se quiser ver um pouquinho do que estou preparando pra você, não deixe de assistir o vídeo também na página, ok?

 

Falando um pouco do curso, vai ter um conteúdo voltado 100% a desenvolvimento backend em Magento, porém vou entrar nos códigos do Magento para poder te explicar como o Magento funciona internamente. Esse tipo de conhecimento é essencial para que você entenda exatamente como o Magento funciona internamente e, caso você precise fazer qualquer coisa que fuja dos padrões da criação de um módulo, você vai estar preparado pra saber por onde começar.

 

No total, por enquanto, são 16 módulos do curso e mais de 130 aulas. Já é conteúdo, de qualidade, pra caramba e isso é apenas o começo!

 

Então, não se esqueçam de ir até o site oficial do MagedIn e se inscrever na nossa newsletter.

 

Um grande abraço e até a próxima!

 

– Tiago Sampaio

Leave A Reply

Navigate