A imaturidade do mercado brasileiro em relação ao Magento

Que o Magento vem crescendo no mercado mundial de uma forma desenfreada é fato. O Magento, por ser uma das mais flexíveis plataformas de comércio eletrônico da atualidade, está garantindo uma boa fatia do mercado mundia em relação á seus concorrentes. Talvez a aquisição da Magento pela eBay tenha ajudado a emplacar mais rapidamente, pois como dinheiro faz dinheiro (e é uma coisa que as empresas investidoras da eBay têm) fica muito mais fácil popularizar uma ferramenta no mercado com a injeção de investimetos.

A questão é que em muitos países o índice de imaturidade em relação ao mercado Magento é alto, pois o mercado está muito carente de profissionais qualificados que saibam desenvolver softwares de qualidade a ponto de dar garantias para seus clientes sobre seus serviços. O Mercado brasileiro infelizmente neste momento se enquadra neste perfil. A popularização do Magento aqui no Brasil se deu rapidamente de algum tempo pra cá. São milhares e milhares de lojistas e empresários querendo trabalhar com Magento e buscando profissionais no mercado para desenvolver seus projetos, consertar os bugs de seu Magento, muitas vezes criados por eles mesmos que acharam que era simplesmente saber instalar o software e “PIMBA!” temos mais uma loja em Magento no mercado.

O Magento é uma plataforma free, simples de instalar, bem completo e muito flexível. A questão é que, por mais que qualquer um possa instalar um Magento em server, é preciso muitas precauções e cuidados que devem ser tomados no desenvolvimento de um projeto. Instalar um módulo diretamente em produção, por exemplo, pode ser algo muito mais arriscado do que se imagina, pois quem garante que seu módulo está bem desenvolvido e não vai ter conflito com qualquer outro módulo que exista em sua loja ou até com um módulo do próprio Core do Magento? Mas atualmente é muito difícil encontrar, aqui no Brasil, um desenvolvedor que realmente saiba desenvolver módulos de qualidade, temas de alto nível e assim por diante. Nosso mercado está resumido á uma gama muito pequena de profissionais realmente qualificados para estes trabalhos e que possuam certificação profissional, como o Magento Certified Developer.

Pergunte a qualquer lojista qual a importância de um desenvolvedor profissional que seja um Magento Certified Developer ou melhor ainda um Magento Certified Developer Plus. Com certeza serão pouquíssimos que conseguirão lhe responder a essa pergunta de forma satisfatória. Quando eu escrevo “A Imaturidade do Mercado Brasileiro em Relação ao Magento” eu me refiro sim á profissionais não qualificados, porém acho que me refiro muito mais aos empresários que contratam serviços de mão de obra não qualificada, pois dessa forma eles estão colaborando, em muitos casos, com um dos principais problemas que nós, profissionais de qualidade, temos: os desenvolvedores de fundo de quintal que prometem mundos e fundos para seus clientes e acabam cobrando valores realmente baixos por projetos em Magento.

Aos poucos nosso mercado está se desenvolvendo, mas este processo levará um bom tempo ainda. Os profissionais precisam urgentemente se qualificar e os empresários precisam ser mais seletores quando procuram por um profissional Magento. Lembrem-se: ser desenvolvedor Magento está além de ser um desenvolvedor PHP. O mercado de Magento é mais seleto e para um bom profissional conseguir ser reconhecido é preciso muito estudo e dedicação. Em um próximo post falarei um pouco sobre a certificação Magento, que já pode ser uma realidade para quem realmente sabe trabalhar com Magento. A Magento Certified Developer e a Magento Certified Developer Plus são certificações que podem te abrir oportunidades não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, pois é uma certificação mundialmente conhecida e com certeza lhe trará bons frutos.

Bom, espero que não levem este post como uma crítica, mas sim como um incentivo ao profissionalismo.

Um grande abraço e até a próxima!

Tiago Sampaio

5 thoughts on “A imaturidade do mercado brasileiro em relação ao Magento

  1. Nany

    Tiago,
    a alguns dias conheci o blog e venho acompanhado, e tenho gostado muito,

    Concordo com TUDO que você falou, o Brasil é bem carente de profissionais em Magento,
    muita gente acha que é só instalar o magento (pelo instalador automático do servidor) e pronto, tudo perfeito!
    ja até fazem cartões de visita e anuncios vendendo lojas…..mas na hora que vem os bugs…. ai a coisa muda.

    tem alguns que colocam no site “Especialista em Magento”
    esses da até medo.

    outros dão alguns módulos de graça, cheio de erros e sem suporte algum….
    adianta assim???

    Para ter uma idéia andei procurando alguns “profissionais” para me fazer um orçamento para criar alguns módulos, (prestem atenção, pedi orçamento, não pedi de graça) e os caras quando viam o que eu queria viam cheio de blá blá blá, indicando opções paralelas mediocres, e teve um que até me indicou algumas opções porcas de graça, tipo nitidamente com uma grande insegurança em assumir o serviço.

    Quem não quiser estourar com sua loja Magento tem que se pesquisar muito e fazer muitos testes antes de sair instalando esses módulos grátis e até mesmo pagos dos “especialistas em magento” do brasil.

    parabéns pelo blog.

    Like

    1. Nany,

      Agradeço muito pela contribuição para meu blog com sua opinião sobre o assunto.
      É muito importante que tentemos mudar algo e sempre para melhor, pois trabalhando certo e honestamente, todos temos a ganhar.

      Um grande abraço,

      Tiago Sampaio

      Like

  2. Roger Mauricio

    Olá, tudo bem Tiago?

    Realmente, sábias palavras. Trabalho diretamente com Magento a 2 anos, já tive a infelicidade de lançar uma loja em 1 mês (sem ao menos saber o que era Magento) e hoje tenho o prazer e amor em trabalhar com essa plataforma,

    Seu blog é nota 10, e parabéns pelas certificações, irei correr atrás das minhas se Deus quiser,

    Sds.

    Like

Leave a comment