Se você está trabalhando para um cliente por algum tempo existe uma grande probabilidade de você precisar instalar uma extensão com licença comercial. Ou talvez o dono da loja e você compraram uma extensão específica, mas agora você precisa testa-la em seu ambiente local antes de você fazer o deploy para a loja de produção.

Neste pequeno post eu lhe darei uma idéia de o que você pode fazer para “fazer funcionar” em seu ambiente local no caso de você ter uma licença válida para a extensão e a mesma não funcionar em seu projeto local. Caso esteja interessado em como você pode burlar o sistema continue lendo.

Você comprou uma extensão e definiu os domínios da licença como www.example.com e example.com. Provavelmente você precisará fornecer seu endereço de IP Externo para seus domínios.

Em caso de você ter o endereço IP incluso na licença, o PHP tem uma variável global $_SERVER, caso você olhe o manual do PHP você verá:

$_SERVER['SERVER_ADDR'] 'The IP address of the server under which the current script is executing.'

Como você já deve saber você pode alterar o valor desta variável.

Agora abra o seu arquivo index.php e adicione a seguinte linha:

$_SERVER['SERVER_ADDR'] = '1.2.3.4';

Algum lugar antes de Mage::run()… você modificará seu ip local para 1.2.3.4. Salve as alterações em index.php.

Estamos quase lá. O próximo passo é apontar o domínio www.example.com para o root de seu projeto Magento local (127.0.0.1). Você pode deixar o example.com apontar para o servidor na web dessa forma você não perde o ping imediatamente.

Se você habilitar sua extensão localmente você verá tudo regularmente. Agora, após testa-lo com sucesso, você pode fazer o deploy de sua extensão para o site em produção sem temer que o site saia do ar.

Você precisa ler a licença para certificar-se de que você pode utilizar este hack…

Espero que este post o ajude em seus testes.

Até a póxima!

Tiago Sampaio